Espaço Restrito

Para pequenas crônicas, contos e livros online. Histórias que invento para passar o tempo ou para congelá-lo de vez na memória. Divirta-se!

Não precisa voltar no Google! Ele já está aqui:

Pesquisa personalizada

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Cenários Urbanos - Cena 1


 

Julia vem saindo da universidade quando é abordada por um jovem, que a agarra pelo braço e anuncia o assalto:

 

- Perdeu, gata. Quero relógio, celular e dinheiro, senão te furo – mostra um pedaço de vidro.

 

E complementa:

 

 - Ah, e tira esse cordãozinho aí, também.

 

A moça, sem ação, só consegue murmurar, já com os olhos marejados:

 

- O cordão não... Foi presente do meu pai, por favor, tem dinheiro aqui – abre a bolsa.

 

O pivete estava irredutível:

 

 - Não quero saber... Agora é meu. Tira!

 

Nisso, ouve-se o barulho da freada de um ônibus, um falatório, o som da porta abrindo. O motorista desce, gritando:

 

- Solta a moça, ô vagabundo!

 

O ladrão pára, vê o motorista, muito mais velho do que ele. Podia reagir, mas, não faz nada. Olha fixamente para o velho. Em um movimento rápido, passa o caco de vidro no braço de Julia e sai correndo, gritando:

 

- Isso é pra você lembrar de mim.

 

O motorista, com os olhos a transbordar de indignação, socorre a moça:

 

- Você está sangrando! Vamos para o hospital! – ele tremia, aflito.

 

Julia, por incrível que pudesse parecer, estava mais calma:

 

- Não foi nada, só um arranhão. Vou até a enfermaria. Lá fazem um curativo e eu ligo pro meu pai mandar alguém me buscar. – disse a jovem.

 

- Vai dar queixa? – disse o motorista, parecendo meio preocupado.

 

- Não, ele não levou nada. Graças ao senhor. Muitíssimo obrigado. Dê-me seu telefone, meu pai vai recompensá-lo. – falou ela, sem pensar.

 

O motorista demonstrou certa contrariedade:

 

 - Obrigado, mas não fiz pelo dinheiro. Alguém podia ter se machucado feio. Pensei nos meus filhos. – Disse, com um ar triste – Se você está mesmo bem, tenho que ir, os passageiros estão esperando.

 

Ela ficou desconcertada. Não falara por mal:

 

- Desculpe-me, não foi minha intenção ofender. Agradeço muito sua preocupação, mas pode ir tranqüilo. Mais uma vez, muito obrigado. Vá com Deus. – despediu-se com delicadeza e ainda meio sem graça.

 

Cada um seguiu o seu caminho. O motorista entrou no ônibus e Julia foi para a enfermaria da faculdade.

 

Os passageiros estavam agitados. O motorista, que se chamava José, prosseguiu viagem. Alguns quarteirões depois, ainda abalado com o acontecido, sentiu a visão ficar embaçada pelas lágrimas.

 

Quando percebeu o sinal fechado, era tarde. O barulho de vidro estilhaçando e o solavanco já antecipavam um novo contratempo.A pancada destruiu a traseira do luxuoso sedan. Dr. Arthur, desceu do carro, incrédulo.

 

- Você tá maluco, seu bosta? Tá cego? – Disse, descontrolado. Mas, ao ver o desespero de José, arrependeu-se. Não fazia parte da sua personalidade aquela agressividade. Talvez a reação fosse pelo fato de ter acabado de tirar o carro da concessionária. Pagara a vista e ainda não tinha contratado o seguro, o que, mesmo para um cirurgião plástico famoso como ele, significava um belo prejuízo. 

 

- Desculpe, senhor! A culpa foi toda minha! Vou ligar para a garagem, e o despachante virá para resolver.

 

- Tenho uma cirurgia marcada daqui a uma hora, não posso esperar. – disse o médico.

 

O cabo Leandro sai da cabine da PM do outro lado da rua, com uma prancheta na mão.

 

Dr. Arthur antecipou-se: - De minha parte, tudo resolvido. Preciso ir.

 

- Doutor, é melhor a gente fazer o B.O., depois o senhor vai. – aconselhou o motorista.

 

Depois de confirmar com o policial que seria rápido, Dr Arthur consentiu. Fez o boletim e quando deixava o local o despachante da empresa de ônibus chegou.  Trocaram telefones. O despachante comprometeu-se a entrar em contato o quanto antes para reparar o carro. Depois, dirigiu-se ao motorista:

 

 - José, o que houve? Em quase dez anos de empresa você nunca arranhou um carro, e bate desse jeito?

 

José contou o ocorrido, desde o assalto. O despachante, amigo de longa data, compreendeu tudo.

 

- Vá pra casa, e só me apareça na empresa depois de amanhã. Deixa comigo que eu seguro. – determinou. O motorista ensaiou um protesto, mas acabou acatando a ordem.

 

 Maria estava estendendo a roupa no quintal quando viu José subindo a escadaria do morro. Achou estranho ele chegar tão cedo e apressou-se em abrir a porta. O marido estava parado diante dela, com os olhos marejados. Abraçou-a em prantos. Em meio aos soluços, conseguiu balbuciar uma única frase:

 

- Vi nosso filho hoje, Maria...

 

 

Nenhum comentário: